domingo, 17 de abril de 2011

ANARQUISMO PARA PRINCIPIANTES


Se acreditarmos no senso comum, e no que dizem os dicionários, sobre as palavras anarquia e anarquismo, estas significarão desordem, caos, confusão. Mas se pesquisarmos um pouco mais, veremos do que se trata verdadeiramente é de conceitos usados por pensadores e activistas sociais de uma importante escola do pensamento politico a que estão associados nomes como Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Elisée Reclus, Malatesta, Murray Boochkin, Michael Foucault, Gilles Deleuze, Noam Chomsky e, em Portugal, Antero de Quental, Eça de Queiroz, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, António Sérgio, Aurélio Quintanilha, Emídio Santana, etc.

Anarquismo para Principiantes ajuda a compreender o verdadeiro significado, as ideias e a história do anarquismo e da anarquia para além das mistificações e preconceitos que habitualmente os envolvem e que leva a um grande desconhecimento por parte das pessoas em geral.

Na verdade, anarquia não significa ausência de ordem, mas antes ausência de Estado e de representantes políticos que decidem sobre os nossos assuntos ( da população em geral), que nos controlam e nos manipulam em funções dos interesses que não são os nossos. Anarquismo preconiza, pois, uma ordem sem poder, na medida em que são as próprias pessoas que se auto-organizam segundo os princípios da cooperação, do apoio mútuo e da solidariedade, sem necessidade de um Estado. Os anarquistas defendem serviços públicos a favor da comunidade, mas não os serviços estatais centralizados por um governo.

E, hoje, quando as doutrinas liberais e marxistas se vêem desacreditadas face à evolução social, o que vemos a ressurgir um pouco por todo o mundo são os valores libertários, as ideias e as práticas cooperativas defendidas pelos anarquistas, que passam a marcar presença nos fóruns e nos debates sobre os mais variados assuntos desde a ecologia, as redes sociais, a democracia directa e participativa, a cultura popular, movimentos sociais, as vanguardas artísticas, etc, e que, apesar da sua pluralidade, têm em comum a luta pela emancipação social e o respeito pela dignidade e liberdade de cada indivíduo.

O livro Anarquismo para Principiantes ajuda-nos a fazer uma primeira abordagem às ideias e à história do anarquismo, sem dispensar outras leituras posteriores

Texto de Viriato Porto (facebook)

O livro pode ser descarregado aqui: http://www.4shared.com/document/VplQw4oa/Anarquismo_para_principiantes.html