sexta-feira, 11 de julho de 2008
EMMA GOLDMAN
Quem foi?
Emma Goldman (27 de Junho, 1869 – 14 de Maio, 1940) foi uma anarquista de origem lituana que ficou conhecida pelos seus textos e discursos feministas e pelos seus testemunhos acerca da Revolução Russa. Após emigrar para os Estados Unidos em 1886, é expulsa em 1919 em razão da sua intensa atividade política. Volta então para a Rússia, mas volta a abandonar o país por discordar do rumo autoritário tomado pelo governo bolchevique. Viveu em vários países, participou da guerra civil espanhola e veio a falecer no Canadá. Emma Goldman é, até hoje, a anarquista mais famosa da história dos Estados Unidos, país no qual viveu a maior parte de sua vida, mesmo se comparada com os homens anarquistas.
É dela a famosa frase: "Se não posso dançar, não é minha revolução", que define de maneira simples a idéia anarquista de liberdade. Para saber mais clique aqui.
Curiosidade
O livro de Clara Queirós é dedicado à açoriana "Maria da Luz Medeiros, que nasceu na Lomba de Santa Bárbara, São Miguel, Açores, numa família rural, pobre e de emigrantes."
Para saber mais:
http://radioladf.radiolivre.org/?q=node/214
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752007000200007&lng=pt&nrm=iso